Restauro do Órgão Cavaillè-Coll

Processo de Restauro do Órgão Cavaillè-Coll

A Catedral Nossa Senhora da Conceição, Igreja Mãe da Arquidiocese de Campinas, possui, entre suas numerosas obras de arte, um Órgão Cavaillè-Coll, construído pelo mestre francês Aristides Cavaillè-Coll (04/02/1811 – 13/10/1899), considerado o mais importante construtor de órgãos do século XIX.

A montagem desse órgão, da então Matriz Nova da cidade de Campinas, foi concluída pelo organeiro Antonio Pastore em novembro de 1883, ano da inauguração da igreja, com a execução de partituras da família do maestro campineiro Carlos Gomes.

Ao longo desses 135 anos da inauguração da Igreja Nossa Senhora da Conceição, construção iniciada em 1807 (211 anos), muitas intervenções foram realizadas para preservar esse patrimônio de altíssimo valor artístico e histórico, não apenas da cidade de Campinas, mas de todo o Brasil.

Ao assumir o Curato da Catedral Metropolitana, em 29 de fevereiro de 2016, o Mons. Rafael Capelato deu sequência ao processo de restauro do templo, com ações preventivas e emergenciais na parte estrutural. Entre os itens avaliados, o de maior preocupação foi a presença de cupins no madeiramento da Igreja e, também, na estrutura do Órgão que, sem a interferência imediata, poderia trazer danos irreversíveis.

Nesse tempo, Mons. Rafael conheceu o sr. Georg Jann, mestre organeiro alemão, que desde 2006 reside em Blumenau (SC), com vasto currículo de construção e restauro de órgãos no Brasil. Chamado a avaliar o Cavaillè-Coll da Catedral, o sr. Georg relatou que, considerada a idade, o órgão encontrava-se razoavelmente em bom estado de conservação e sugeriu que, para evitar os custos de um restauro na Europa e poupar o instrumento, o trabalho fosse realizado na própria Catedral.

Assim, dada a urgência da intervenção, o mestre Georg e sua equipe iniciou em 07 de fevereiro passado a desmontagem, avaliação e restauro do Órgão que, com seus 702 tubos, já está desmontado e sendo restaurado na galeria, atrás do Coro da Catedral. No momento, cinco desses tubos, que necessitavam de uma intervenção mais específica, foram levados a Blumenau onde, na Oficina do mestre Georg, com ferramentas adequadas, passarão por procedimento especial.

O processo de restauro do Cavaillè-Coll foi avaliado em R$ 260.000,00 que, com alguns acréscimos encontrados no processo de avaliação, deverá chegar a R$ 300.000,00. Por enquanto, os recursos vêm da colaboração de algumas iniciativas particulares, da própria Catedral e da Cúria Metropolitana.

A Catedral necessita, com alguma urgência, de parceiros que possibilitem devolver a integridade de funcionamento do órgão e restaurar a voz musical histórica da cidade e de seu povo, proporcionando a valorização de seu patrimônio cultural e artístico, para o presente e o futuro.

É desejo da Catedral que, neste ano de 2018, quando a Diocese de Campinas celebra os 110 anos de sua criação (07 de junho de 1908) e 60 anos de sua elevação à Arquidiocese (19 de abril de 1958), o Órgão Cavaillè-Coll esteja em funcionamento para a Solenidade de Nossa Senhora da Conceição, Padroeira da Arquidiocese e da Cidade de Campinas, no dia 08 de dezembro.

Campinas sempre se orgulhou por ser conhecida mundialmente como uma cidade de altíssimo nível cultural, intelectual e artístico, que preserva suas tradições e mantém viva sua riquíssima história de desafios e superações. Assim, certamente, não faltarão empresas e pessoas de boa vontade que se associarão ao restauro, primeiro do órgão Cavaillè-Coll e, depois, na continuação do processo de toda a Catedral Metropolitana. Afinal, esse é um patrimônio não apenas da Igreja Católica Apostólica Romana, mas orgulho de todos os brasileiros.

A Secretaria da Catedral Nossa Senhora da Conceição permanece aberta diariamente, das 07h00 às 19h00, e está ao dispor para quaisquer esclarecimentos. O telefone de contato é o (19) 3231.2085.

Boletim Linha Direta
Publicação do Setor Imprensa da Arquidiocese de Campinas – SP

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *