Irmandade do Santíssimo Sacramento

imagesCAT0W3G9
A Irmandade do Santíssimo Sacramento, fundada nesta cidade de Campinas, no início do século XIX, na Matriz de Nossa Senhora da Conceição, com o nome de ¨Benemérita Irmandade do Santíssimo do Curato de Nossa Senhora da Conceição da Diocese de Campinas¨, e , reorganizada a 6 de março de 1847, é uma associação religiosa, constituída de católicos praticantes, canonicamente instalada no Curato da Catedral Metropolitana de Campinas. A 10 de novembro de 1971 passou a ser denominada Irmandade do Santíssimo Sacramento da Catedral Metropolitana de Campinas. De acordo com o estatuto tem por fim principal prestar e manter, com todo esplendor da Liturgia da Igreja Católica, o culto de adoração ao Santíssimo Sacramento da Eucaristia, dando público testemunho de devotado amor, crença e vivência cristã.
No consistório da Irmandade funciona a administração dos Cemitérios de Santo Antonio, dos Irmãos do Santíssimo, São Miguel e Almas e Nossa Senhora da Conceição nos Amarais.
Provedor : Carlos Pupo
Museu de Arte Sacra da Irmandade do Santíssimo Sacramento.
O museu foi fundado em 1967, pelo Dom Paulo de Tarso Campos. Seu acervo é formado por 576 peças entre pinturas, esculturas, medalhas e móveis dos séculos XVIII a XX. O Acervo do local possui uma biblioteca com obras raras, partituras musicais, coleções de jornais antigos e cartas pastorais dos bispos campineiros e paulistas.
As peças do museu foi concedida para o novo museu Arquidiocesano.
Expediente da secretaria: Segunda a Sexta-feira  8:00 as 12:00 hs  e 14:00 as 17:00 hs.
Telefone:  (19)3234-1295 (Silvia Calssi).

 

Imagens da Capela do Santíssimo Sacramento
 Catedral 021   Catedral 020
Capela 1 – Visita 360°
              2 – Visita 360°

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *