Os êmbolos são ferramentas domésticas básicas projetadas para lidar com todos os tipos de entupimentos. Como os entupimentos de drenos são problemas comuns de encanamento, os êmbolos de dreno oferecem uma maneira extremamente eficaz, barata e fácil de desentupir drenos.
Um êmbolo faz sua mágica por simples sucção e pressão. Quando o copo de borracha do êmbolo é selado sobre a abertura de drenagem e a alça é movida para cima e para baixo, a pressão da água forçada para cima e para baixo desaloja a maioria dos entupimentos e permite que eles continuem pelos tubos de drenagem. Existem vários tipos de êmbolos, cada um projetado para ser usado em diferentes tipos de drenos. Abaixo, detalharemos os tipos de êmbolos e os fatores que você deve considerar ao escolher o que é melhor para você e suas necessidades.
A equipe Desentupidora Londrina disse em seu site: “O Hidrojateamento é utilizado para limpeza de rede de esgoto sanitário e rede pluvial, caixas de gordura e tubulações industriais que exigem precisão na desobstrução”.
Antes de você começar
Certifique-se de ter o êmbolo certo para o trabalho antes de começar. Acredite ou não, existem diferentes tipos de êmbolos para diferentes tipos de encanamentos. O tipo mais básico é um desentupidor de copo, também chamado de desentupidor de pia. Tem um copo de borracha em forma de cúpula com fundo plano. Este tipo é melhor para pias e banheiras porque o fundo plano cria uma vedação ao redor da pia ou bacia relativamente plana.
A ferramenta adequada para mergulhar um vaso sanitário é um desentupidor de vaso sanitário, também chamado de desentupidor de flange. Isso tem um copo que é mais alto que o copo em um desentupidor de pia e tem uma extensão semelhante a uma manga, o flange, na parte inferior do copo. O flange se encaixa no orifício do vaso sanitário para uma boa vedação. O flange também pode ser dobrado no copo para que o êmbolo possa ser usado em pias e banheiras. Um desentupidor de copo é muito menos eficaz para limpar os entupimentos do vaso sanitário, então, para essa tarefa, você precisará de um desentupidor de flange.
Esgoto doméstico
Depois que todos os resíduos passam pelo sistema de drenagem, todos eles acabam no esgoto da casa. Isso se conecta diretamente à rede de esgoto que direciona como águas residuais e esgoto para todas as estações de tratamento.
Êmbolo Padrão
Melhor para: Pias
Este êmbolo muito básico é o que a maioria das pessoas pensa quando fala sobre êmbolos. Um êmbolo padrão tem um copo de borracha na extremidade de uma alça reta, geralmente feita de madeira. Às vezes, a alça do copo é de tamanho diferente, mas a estrutura básica permanece a mesma.
Isso é considerado um desentupidor de pia porque realmente só funciona bem em uma superfície plana, como uma pia, onde o copo pode ficar plano sobre o ralo e criar o vácuo necessário para mergulhar e desalojar adequadamente o entupimento da pia.
Em uma pitada, esse êmbolo pode ser usado para limpar entupimentos em outros acessórios, como um vaso sanitário, mas pode ser difícil posicionar o copo de uma maneira que crie sucção suficiente. É muito melhor ter um desentupidor projetado para banheiros.
Desentupidor de vaso sanitário com aba
Melhor para: Uso geral
Um desentupidor de vaso sanitário tem um copo, como o desentupidor de pia, mas também tem uma aba de borracha macia que se dobra de dentro do copo. Este tipo de êmbolo também é chamado de êmbolo de flange. A aba dobrável se encaixa muito bem na abertura de drenagem do vaso sanitário, facilitando a formação da sucção necessária para limpar um entupimento do vaso sanitário.
Com a aba dobrada dentro do copo, este êmbolo também pode ser usado em uma pia ou ralo de banheira para criar uma vedação. Um desentupidor de vaso sanitário é talvez a melhor opção para uso doméstico geral, porque a aba dobrável oferece flexibilidade para permitir que ele caiba em praticamente qualquer ralo.
Êmbolo Acordeão
Melhor para: banheiros
Este êmbolo de aparência interessante tem um design ainda mais adequado para limpar entupimentos de vaso sanitário porque tem um copo menor. Não é muito adequado para uso em outros drenos. Pode produzir um pouco de força, mas não é muito fácil de usar. O plástico de que é feito é bastante duro, por isso criar uma vedação a vácuo sobre o ralo é um desafio. Este é um êmbolo poderoso, mas não muito versátil.
Em casos graves, uma linha de esgoto principal entupida pode causar o entupimento de vários banheiros. Quando isso acontecer, você precisa chamar um encanador licenciado para assumir.
Êmbolo Taze
Melhor para: tubos grandes
Um êmbolo taze é usado para limpar canos grandes e não o entupimento de ralo doméstico típico. Um êmbolo taze consiste em um disco dimensionado para caber em um determinado tamanho de tubo e uma longa haste de aço que empurra o disco para dentro do tubo.
Como esse tipo de desentupidor não é destinado ao uso em um ralo doméstico típico, não é uma opção para os proprietários. Esta é uma ferramenta especializada normalmente de propriedade apenas de profissionais. Há também uma gama de qualidade em êmbolos. Ao selecionar um novo êmbolo, faça sua escolha com base em como e onde ele será usado e também em sua qualidade. Selecionar o êmbolo certo pode tornar o uso correto muito mais fácil. E essas ferramentas são tão baratas que não há razão para você não ter várias à mão.
Se o mergulho não funcionar
Se você não conseguir limpar o entupimento após várias rodadas de mergulho, tente limpá-lo com um furador de vaso sanitário antes de encontrar um encanador . Um trado de vaso sanitário, ou trado de armário, é uma versão especial de uma cobra de drenagem projetada especificamente para banheiros. Tem um tubo de metal telescópico com uma manivela em uma extremidade e um cabo passando por dentro. Insira a extremidade do cabo (que tem uma ponta de saca-rolhas) no vaso sanitário e, em seguida, gire a alça enquanto empurra o cabo para baixo pelo sifão do vaso sanitário para limpar o entupimento.
Além de atravessar e quebrar um entupimento difícil, a ponta saca-rolhas do cabo pode agarrar obstruções no sifão do vaso sanitário para que você possa retirá-las. Isso geralmente é necessário se uma esponja ou outro item inadequado for jogado no vaso sanitário e ficar preso.
Um dos sinais que você precisa observar é uma retrolavagem de sedimentos. Se você tiver mais um banheiro em casa e todos parecerem entupidos, isso pode indicar danos mais graves à sua tubulação. Em ambos os casos, você precisa chamar um encanador para verificar a condição dos tubos. Esteja pronto para algumas atualizações de tubos e substituição, se necessário.
Lavar o vaso sanitário
Remova a tampa do tanque do vaso sanitário e localize o alçapão redondo de borracha (chamado de flapper) no centro do fundo do tanque; este é o seu corte de água de emergência se o banheiro ainda estiver entupido.
Lave o vaso sanitário. Se descarregar normalmente, está tudo pronto, e você pode colocar a tampa de volta no tanque. Se você não tiver tanta sorte e o vaso sanitário ainda estiver entupido e ameaçar transbordar, enfie a mão no tanque e empurre a lingueta para baixo sobre o buraco para interromper o fluxo de água do tanque para o vaso. Quando o tanque parar de encher, mergulhe o vaso sanitário novamente.