O que é marketing de entrada?
O Inbound Marketing é essencialmente uma estratégia (compreendendo várias táticas) que atrai seu público-alvo para o seu negócio. Cada vez mais, o inbound marketing tem ganhado popularidade entre pequenas empresas e fornecedores de comércio eletrônico, porque atrai um tipo de cliente diferente daqueles que clicam em banners e resultados de pesquisa paga.
Na maioria dos casos, o inbound marketing envolve o uso de conteúdo de alta qualidade em seu site e plataformas digitais para gerar buzz em torno de sua marca e produtos. Os clientes em potencial descobrem sua marca por meio desse conteúdo (geralmente encontrado por meio de pesquisa ou social) e você trabalha para convertê-los em clientes pagos. Quer saber mais sobre marketing, acesse https://goomarketing.com.br/
Os melhores esforços de inbound marketing geralmente seguem um processo de quatro etapas: atrair, converter, fechar e encantar.
1. Atrair
Essa fase do inbound marketing envolve levar as pessoas ao seu site ou loja online. Hospedar conteúdo valioso em seu site, como postagens de blog ou vídeos incorporados, é uma ótima maneira de fazer isso. O mesmo acontece com o aprimoramento de suas habilidades de otimização de mecanismo de pesquisa , o que o ajudará a aparecer nos resultados de pesquisa orgânica. Uma forte presença na mídia social, com amplos links para seus produtos e serviços, também ajudará a atrair novos clientes em potencial. Atualmente, muitas empresas estão usando o TikTok e o Instagram para direcionar tráfego para seus sites.
Embora possa ser difícil romper o ruído, o marketing de entrada ainda é incrivelmente eficaz para atrair clientes em potencial para experimentar seus produtos ou serviços.
2. Converter
Esta fase começa quando as pessoas chegam ao seu site. Obter tráfego dos mecanismos de pesquisa é uma coisa, fazer com que eles convertam é outra.
Iniciar clientes em potencial com páginas de destino úteis e relevantes é o que dá início ao processo. Em seguida, vem convidá-los a se engajar emitindo chamadas para ação (CTAs), como se inscrever em uma lista de e-mails. Você também pode ajudá-los a experimentar o produto oferecendo vendas ou testes gratuitos. A chave é aproveitar ao máximo a visita deles à sua plataforma, porque pode ser difícil fazer com que eles voltem. Seus esforços de marketing de entrada estão diretamente ligados à sua capacidade de conversão no final do dia.
3. Fechar
Nesse ponto, é hora de fechar a venda e tentar estabelecer uma relação fornecedor-cliente. O uso do software de gerenciamento de relacionamento com o cliente (CRM) pode ajudar bastante nesse aspecto, ajudando você com marketing por e-mail e monitorando os carrinhos de compras dos clientes. Você também pode registrar o histórico de compras de todos os seus clientes, bem como qualquer informação pessoal fornecida por eles, como área geográfica.
Tudo isso ajuda os proprietários de pequenas empresas a entender quem está comprando com eles, que tipos de produtos e preços os atraem e que tipo de marketing os atrai.
4. Delícia
O objetivo da maioria dos proprietários de pequenas empresas não é ganhar uma única transação com o cliente, é construir clientes de longo prazo que gostem sinceramente de seus produtos e serviços. Para encantar um cliente e promover um relacionamento de longo prazo, planeje seguir seus esforços de marketing, proporcionando uma ótima experiência ao cliente. Isso inclui:
- Forte qualidade do produto. Os produtos e serviços da sua empresa devem atender ou exceder as expectativas do cliente.
- Atendimento ao cliente confiável. Seus clientes devem ser capazes de encontrar facilmente as respostas para as perguntas de solução de problemas. Devoluções e reembolsos de produtos devem ser administrados de forma fácil e justa. Se a empresa usa chatbots, eles devem fornecer informações relevantes e aparecer apenas nos momentos apropriados.
- Pesquisas de acompanhamento. As marcas devem acompanhar sua base de clientes para ver se a experiência de compra atendeu às suas expectativas. Eles podem fazer isso por meio de pesquisas de múltipla escolha que apresentam caminhos para sugerir melhorias.
- Diálogo nas redes sociais. Alguns clientes preferem interagir com marcas por meio de seus perfis de mídia social. Para atender às expectativas dos clientes, as marcas devem responder rapidamente às perguntas das mídias sociais, tratando-as com o mesmo grau de profissionalismo que aplicariam a um tíquete formal de atendimento ao cliente.
Entendendo seu público-alvo. Ao entender verdadeiramente quem é seu público-alvo, você pode criar conteúdo e produtos melhores e, por fim, fornecer um nível mais alto de qualidade de serviço.
Marketing de entrada x marketing de saída
O marketing de entrada contrasta com o marketing de saída do qual muitos profissionais de marketing tradicionais confiam.
Abordagem
- Como eles são semelhantes: Tanto o marketing de entrada quanto o marketing de saída tentam atrair clientes em potencial para plataformas de comércio eletrônico. O objetivo é converter interessados em clientes pagantes.
- Como eles são diferentes: o marketing de entrada permite que os clientes interessados encontrem você, enquanto o marketing de saída envolve ativamente ficar na frente dos clientes, mesmo que eles não estejam procurando ativamente por seus produtos ou serviços.
Execução
- Como eles são semelhantes: Tanto o marketing de entrada quanto o marketing de saída exigem uma presença on-line ativa e a manutenção de um site atualizado com páginas de entrada de nível profissional e funcionalidade de comércio eletrônico.
- Como eles são diferentes: o marketing de entrada bem-sucedido começa com a criação de bibliotecas de conteúdo útil, otimização de mecanismo de pesquisa e networking por meio de mídia social, podcasts e boca a boca. O objetivo é o alcance orgânico. O marketing de saída consiste em métodos tradicionais de publicidade, como comerciais de TV, panfletos de mala direta, telemarketing e banners em sites. Os profissionais de outbound abordam diretamente os clientes em potencial e sugerem produtos e serviços, independentemente de essas pessoas estarem querendo fazer uma compra ou não.
Resumo
- Como eles são semelhantes: Tanto o marketing de entrada quanto o marketing de saída buscam impulsionar os negócios e criar clientes confiáveis de longo prazo.
- Como eles são diferentes: O marketing de entrada busca fornecer alcance orgânico sustentável. Ele se concentra em um público-alvo por meio de ofertas de conteúdo úteis e, em seguida, procura convertê-los em clientes. Por outro lado, os métodos de marketing de saída podem atingir mais pessoas de uma faixa mais ampla da população, mas não necessariamente visam aqueles que estão comprando ativamente.
7 estratégias de Inbound Marketing que impulsionam o sucesso
Com esforço e um plano sólido, você pode direcionar sua presença de marketing digital para o marketing de entrada.
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1. Crie um ótimo conteúdo
Você pode apresentar sua marca aos clientes fornecendo conteúdo valioso (como uma postagem de blog, podcast ou vídeo on-line) que fornece uma ponte entre os interesses deles e os produtos e serviços que você oferece. Por exemplo, muitos profissionais de marketing de conteúdo mantêm um blog que aborda assuntos de interesse de seus clientes e relevantes para sua empresa.
À medida que continuamos a viver em um mundo de conteúdo em primeiro lugar, a criação de conteúdo de alta qualidade deve ser absolutamente uma de suas estratégias de marketing de entrada, e isso pode ser feito em seu site e mídia social.
2. Otimize para busca orgânica
Uma estratégia de SEO é um plano para direcionar organicamente as pessoas para o site de uma empresa, que começa com as principais páginas de destino do seu site. Se essas páginas estiverem preenchidas com as palavras-chave que os clientes em potencial usam para pesquisar seus produtos ou serviços, sua página poderá aparecer mais alto nas pesquisas em plataformas como Google (o principal mecanismo de pesquisa) e Bing (o segundo colocado).
Olhando além da otimização de palavras-chave, você também pode garantir que todas as páginas de destino do seu site tenham um título relevante e que seu site seja carregado com termos de metadados adequados ao seu público-alvo. Otimizar seu conteúdo de uma perspectiva de SEO ajudará seu conteúdo a ir um pouco mais longe, levando clientes em potencial ao seu site.
3. Construa sua presença orgânica na mídia social
Os profissionais de marketing tradicionais trabalham para aumentar o reconhecimento da marca nas mídias sociais devido ao amplo impacto que podem ter na comunicação com os clientes. Proprietários de pequenas empresas que não têm um orçamento formal de publicidade também podem usar a mídia social a seu favor.
Embora você certamente possa investir dinheiro em publicidade em mídia social para acelerar seus resultados, não custa nada criar um perfil no Facebook, Instagram, TikTok, Twitter ou Snapchat.
No entanto, é preciso perseverança para cortar o mar de vozes e trazer consciência para seus produtos. Para fazer isso, o perfil de mídia social de uma empresa deve:
- Forneça conteúdo interessante e relevante, como vídeos e colagens de fotos
- Rede com outras páginas para promoção cruzada
- Participe de discussões on-line por meio de tópicos de comentários
- Responder a perguntas de mensagens privadas de outros usuários
4. Forneça uma variedade de ofertas multimídia
Você pode aumentar o perfil de sua empresa criando uma biblioteca de conteúdo no YouTube ou por meio de podcasts. De acordo com um relatório de 2022 da HubSpot e da Wyzowl, o engajamento online com vídeos e podcasts continua crescendo de forma impressionante. Construir uma presença nessas áreas ajudará a apresentá-lo a clientes que podem ser menos propensos a consumir blogs impressos.
5. Solicite backlinks e links afiliados
Um backlink é um link de URL que leva ao seu site a partir da plataforma da web de outra pessoa. Os mecanismos de pesquisa, como o Google, valorizam os sites que são vinculados a ou de outros sites.
Plantar links pode ser complicado. Em muitos casos, você precisa pedir diretamente a outros hosts de sites ou influenciadores profissionais para criar um link para sua página. Você pode ter que pagar por isso ou oferecer sua própria promoção cruzada, mas é uma maneira promissora de melhorar sua posição no algoritmo do Google. Você também pode criar links afiliados.
Esses são os URLs que os sites podem postar e, quando um usuário clica nesse URL e faz uma compra, o site de referência recebe uma pequena comissão. Isso incentiva financeiramente outros comerciantes digitais a colaborar com você.
6. Ofereça um boletim informativo
Boletins informativos por e-mail são comuns no espaço da mídia, pois jornais e revistas proeminentes enviam e-mails diários para assinantes interessados. Esses boletins funcionam como uma ferramenta de marketing, com a intenção de levá-los ao site da empresa por meio de cliques em artigos ou links. Proprietários de pequenas empresas podem seguir esse mesmo modelo organizando uma lista de e-mails e enviando boletins informativos periódicos para seus clientes fiéis. As newsletters podem apresentar vários tipos de conteúdo:
- Anúncios de produtos. Isso pode incluir visualizações de novos produtos e serviços que sua empresa lançará.
- Vendas especiais. Se sua empresa está realizando uma venda especial, os assinantes do boletim informativo devem saber disso.
- Chamadas à ação. Uma frase de chamariz solicita que seus leitores façam algo, como assinar um feed de podcast, deixar um comentário ou ingressar em um grupo de mídia social.
Conteúdo valioso. Alguns dos melhores conteúdos de newsletter não têm conexão direta com o comércio. As marcas mantêm os clientes envolvidos fornecendo artigos, ensaios, vídeos e podcasts que os informam sobre o tópico de interesse compartilhado. Preencher um boletim informativo com conteúdo valioso cria boa vontade com sua base de clientes, e essa boa vontade pode inspirá-los a fazer mais compras no futuro.
7. Rede e promoção cruzada
Às vezes, a melhor maneira de divulgar é fazer networking à moda antiga. Considere trocar promoções com empresas semelhantes: você pode solicitar entradas de convidados no blog do seu site ou pode trazer alguns de seus colegas para o seu podcast para uma participação especial. Em troca, você pode fazer o mesmo por eles.
Cada marca fica exposta à base de clientes da outra marca, tornando este um arranjo em que todos saem ganhando. Você também pode interagir com usuários finais participando de eventos ao vivo e estando acessível tanto offline quanto online. Quanto mais você divulgar sua empresa, mais as pessoas poderão recomendá-lo em um nível pessoal.
Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Marketing_digital