Qual é a função da pele?
O maior órgão do corpo humano, a pele é a maior barreira de uma pessoa contra forças ambientais e bactérias nocivas. A pele regula a temperatura do corpo e sintetiza a vitamina D. O sentido do tato é controlado diretamente pela pele, e a melanina fornece proteção contra os raios nocivos do sol.
Como a pele reflete a saúde
A pele pode refletir a saúde de um indivíduo. Veja o fígado, por exemplo. O fígado trabalha para eliminar as toxinas do corpo. Quando não consegue, o fígado busca outra forma de se livrar das toxinas. Aqui é onde a pele entra em cena. Se a função hepática estiver prejudicada, o fígado empurrará as toxinas através da pele. Isso pode se refletir na pele como dermatite, eczema , manchas hepáticas, erupções cutâneas e até rugas prematuras. A icterícia, o amarelamento da pele, é outro sinal de que o fígado não está funcionando adequadamente.
Manchas de pele escura, conhecidas como hiperpigmentação, são um sinal potencial de diabetes. Lesões redondas são frequentemente o início do lúpus de distúrbio autoimune. A urticária é o sinal de que um alérgeno está afetando ou entrou no corpo. A pele não apenas protege o corpo por fora, mas também alerta os médicos sobre o que está acontecendo por dentro.
As 3 camadas da pele
Como a pele é a maior e mais forte barreira contra infecções, é essencial cuidar da pele adequadamente. O cuidado adequado da pele manterá intacta a camada mais externa, mantendo hidratação suficiente nas camadas internas. A pele tem 3 camadas:
- Epiderme: a camada mais externa cria tom de pele e fornece uma barreira à prova d’água.
- Derme: a camada intermediária contém glândulas sudoríparas, tecido conjuntivo, folículos pilosos, vasos sanguíneos e nervos.
- Hipoderme: a camada mais interna e espessa é composta principalmente de gordura.
Benefícios de um bom cuidado da pele
Uma boa rotina de cuidados com a pele ajuda a pele de uma pessoa a parecer mais hidratada. Cuidar da pele também pode prevenir rugas. Aqui estão mais alguns benefícios de uma boa rotina de cuidados com a pele:
- Uma boa rotina de cuidados com a pele reduzirá poros visíveis, rugas e olheiras.
- A proteção contra os raios solares nocivos evitará danos causados pelo sol, manchas e hiperpigmentação.
- À medida que o indivíduo envelhece, a pele perde hidratação, brilho e colágeno. Uma boa rotina de cuidados com a pele pode deixar a pele com uma aparência mais saudável e jovem.
- Com o tempo, a pele naturalmente perde elasticidade e pode parecer flácida e crepe. O cuidado adequado da pele pode restaurar a firmeza e até mesmo a textura da pele.
- Uma boa rotina de cuidados com a pele protegerá contra bactérias e alérgenos nocivos, deixando o indivíduo com uma sensação e aparência mais saudáveis.
Dicas e ferramentas
Pessoas que não estabeleceram uma rotina de cuidados com a pele podem não saber por onde começar. Consultar um dermatologista trará mais melhorias para a pele. No entanto, as pessoas podem começar a criar uma rotina de cuidados com a pele em casa com algumas dicas gerais. Alguns deles incluem:
- Lavagem facial: Uma boa lavagem facial pode garantir que toda a maquiagem, sujeira e alérgenos sejam removidos da pele. Use uma lavagem facial pela manhã, após o exercício e antes de dormir.
- Protetor solar: Pelo menos 30 SPF é necessário para proteger contra os raios solares nocivos.
- Hidratar: Todos os tipos de pele podem se beneficiar de um bom hidratante. Mesmo a pele oleosa pode se beneficiar de um hidratante leve e livre de óleo.
- Não use maquiagem para dormir: dormir sem remover a maquiagem é uma maneira garantida de acordar com os poros bloqueados.
- Coma bem e durma: comer bem e dormir o suficiente fará com que a pele pareça jovem e revigorada.
Mais do que apenas superficial
Os benefícios surpreendentes de um bom cuidado da pele incluem firmeza restaurada e textura uniforme. Mesmo a proteção contra danos causados pelo sol é um benefício oculto de um bom cuidado da pele. Bons cuidados com a pele estão ligados a uma melhor saúde geral, tanto física quanto mental. Pessoas que precisam de ajuda para estabelecer uma boa rotina de cuidados com a pele podem consultar um dermatologista.
Como os preenchedores da Juvéderm reduzem as rugas da boca
Os preenchedores Juvéderm contêm ácido hialurônico (HA), uma substância que ocorre naturalmente na pele, músculos e tendões. Uma vez injetado, o HA atrai e retém a água sob a pele para uma aparência mais gorda.
Cada tratamento com Juvéderm requer apenas uma curta visita ao consultório e os resultados são imediatos, uma vez que o inchaço é reduzido.
E você não precisa se preocupar com dor intensa, já que muitos enchimentos contêm lidocaína para dormência. Se você tem pele especialmente sensível, também pode solicitar uma bolsa de gelo para aplicar antes.
Depois de colocarmos suas injeções de Juvéderm, você pode esperar que seus resultados durem de 6 a 24 meses. (Os resultados variam, mas esse intervalo é típico.) Quando suas rugas ou linhas finas começarem a ressurgir, você poderá agendar um tratamento adicional para suavidade contínua.
O que causa rugas na boca
Rugas de qualquer tipo são uma parte normal do envelhecimento para a maioria das pessoas. À medida que envelhece, sua pele produz menos colágeno e elastina – proteínas que ajudam a manter sua pele macia e suave.
Embora os fatores genéticos possam desempenhar um papel, os fatores que aumentam o risco de rugas abundantes, prematuras e profundas ao redor da boca incluem:
- Um rosto especialmente expressivo
- Muito tempo passado ao sol sem proteção UV
- Fumar
- queimaduras solares
- Bronzeamento em salões
Desidratação, má nutrição e estresse não controlado também podem contribuir para rugas na boca.