Recuperando-se após uma abdominoplastia

Uma breve descrição da recuperação de uma abdominoplastia. O tempo de recuperação é dividido em semanas e descreve a cura e o que você pode fazer durante cada estágio de recuperação.

A abdominoplastia,  é uma das cirurgias estéticas mais comuns realizadas em todo o mundo e evoluiu para um procedimento eficaz para o contorno corporal. No entanto, devido à própria natureza do procedimento, a recuperação pode ser um longo caminho. Existem muitos fatores que influenciam a velocidade e a eficácia da recuperação da abdominoplastia. Coisas como o hábito de fumar, os níveis de atividade pós-cirúrgica, a resposta imunológica do seu corpo e sua capacidade natural de curar para o processo. Várias técnicas cirúrgicas foram desenvolvidas para acelerar o tempo de recuperação e reduzir as complicações, mas o risco de complicações menores e maiores ainda resta. A maneira mais eficaz de reduzir o risco de complicações pós-operatórias é seguir todas as instruções de recuperação exatamente como foram dadas a você.

Primeira semana de recuperação

A primeira semana de recuperação costuma ser mais desconfortável para os pacientes com abdominoplastia. Você pode esperar que nosso abdômen esteja inchado, machucado e dolorido. As compressas de gelo podem ajudar a reduzir o inchaço e a medicação para dor serão prescritas para ajudar com a dor e a dor durante a recuperação. É importante que você tome sua medicação para dor na hora certa, pois isso ajuda a aliviar antes que fique muito ruim. Na verdade, você acabará tomando significativamente menos medicamentos para dor se seguir sua programação.

Você também receberá antibióticos prescritos para evitar infecções. Todos os procedimentos de abdominoplastia requerem uma incisão bastante extensa, deixando seu corpo aberto a potenciais invasores microbianos. Aderir a um cronograma estrito de antibióticos, que inclui a conclusão do regime, ajuda as defesas imunológicas naturais do seu corpo a manter-lo livre de evitar e acelerar sua recuperação. Após a cirurgia, seu abdômen ficará enfraquecido e você ficará animado a usar uma roupa de compressão, como uma cintura abdominal. Isso ajuda a reduzir o inchaço, evita a formação de coágulos sanguíneos e ajuda seu corpo a se curar no resultado desejado. As bandagens devem ser trocadas e cada área deve ser cuidadosamente limpa todos os dias, e as roupas de compressão devem ser usadas 24 horas por dia durante pelo menos as primeiras 4 semanas
Além de bandagens e ligantes abdominais, você também pode receber um dreno abdominal. Isso permite que o excesso de fluido seja removido do corpo durante o processo de cicatrização e não é comumente usado. Se eles forem usados ​​​​para sua situação, você receberá instruções específicas sobre como limpar a área, esvaziar o ralo e registrar o volume de fluido removido.Por fim, você deve tentar relaxar o máximo que puder durante a primeira semana a 10 dias, sem atividades vigorosas ou tarefas domésticas por pelo menos quatro a seis semanas. Ao deitar, ajuda a ter um travesseiro abaixo dos joelhos e abaixo da cabeça para ajudar a aliviar o desconforto. Você também deve tomar banho de esponja apenas pelo menos na primeira semana. Dito isto, você não ficará acamado. Você deve tentar caminhar pelo menos alguns minutos a cada hora para manter sua circulação fluindo. Você provavelmente estará andando com uma postura curvada por um tempo, pelo menos até que suas suturas sejam removidas.

Ao longo de sua recuperação, você deve evitar álcool, nicotina e seguir uma dieta com baixo teor de sódio.

Fonte de Reprodução: Adobe Stock

Segunda semana de recuperação

Na segunda semana de recuperação, você deve notar que a dor começa a diminuir e qualquer hematoma deve começar a desaparecer. Qualquer aumento também deve ter começado a diminuir, mas quase certamente ainda estará presente. Você ainda deve seguir suas instruções em relação à dor e à medicação antibiótica, além de manter apenas atividades leves. Seguir estas instruções terá um efeito positivo no crescimento e na dor.

Geralmente, é nesse ponto que os pontos são removidos, embora, dependendo dos detalhes de sua cirurgia e da velocidade de sua recuperação, isso pode não se aplicar a você. Você deve continuar trocando seus curativos e limpando a área da incisão regularmente, conforme as instruções. Suas roupas de compressão devem continuar a ser usadas durante a recuperação.

Durante sua segunda semana de recuperação, você será encorajado a começar a fazer caminhadas leves para manter o sangue circulando bem e evitar a formação de coágulos sanguíneos. Alguns pacientes podem até se sentir bem o suficiente para voltar ao trabalho após apenas 10 a 14 dias, mas qualquer tipo de atividade extenuante deve ser evitada.

Fonte de Reprodução: Adobe Stock

Terceira e quarta semana de recuperação e além

Na terceira e quarta semana de recuperação, você pode se sentir de volta ao normal. Neste ponto, você geralmente pode começar uma rotina de exercícios leves. No entanto, mesmo que você se sinta bem, exercícios esportivos extenuantes, como abdominais ou levantamento de peso, devem ser adiados por mais algumas semanas. A maioria dos pacientes está totalmente recuperada por volta da sexta semana e, uma vez aprovada por um médico, pode retornar aos níveis completos de exercício e atividade.

Dor, inchaço e hematomas devem desaparecer entre três e quatro semanas de recuperação. Nesse ponto, você provavelmente será aconselhado a parar de usar sua roupa de respiração e poderá retornar às suas atividades normais. Isso incluirá sua dieta normal, bem como o consumo de álcool com moderação. Mesmo os fumantes podem retomar o hábito após uma quarta semana, embora você queira aproveitar a oportunidade para parar de vez.

Não é incomum sentir alguma dormência nos meses seguintes a uma abdominoplastia. Às vezes, isso pode levar até dois anos para desaparecer e está associado a pontadas ocasionais de dor abdominal. O aumento também pode ir e vir por meses após o procedimento.

Fonte de Reprodução: Adobe Stock

Retomando sua rotina

Embora a maioria das pessoas opte por tirar 2 a 4 semanas de folga após uma abdominoplastia, você poderá assumir certos aspectos de sua rotina normal, incluindo dirigir e cozinhar, cerca de uma ou duas semanas após a recuperação.

Se você tem uma capacidade fisicamente exigente, no entanto, é fundamental que você se canse bastante tempo para sua recuperação. O mesmo vale se você é um entusiasta do fitness, pois voltar à sua rotina de exercícios antes de se recuperar pode prejudicar sua recuperação.

Você também deve evitar adotar hábitos de vida que podem retardar drasticamente sua recuperação, como fumar e beber álcool. Na verdade, você não deve fumar ou beber por pelo menos três meses após uma abdominoplastia.

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Lipoaspiração

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *