O que é um sistema séptico e como ele funciona

Se você é proprietário de um sistema séptico pela primeira vez em 2024, provavelmente terá dúvidas sobre a instalação em seu quintal.

As respostas que você precisa estão aqui — em termos acessíveis e simples de entender.

Para garantir a eficiência e a sustentabilidade do seu sistema séptico, confira as soluções inovadoras oferecidas pela Saluta. Nossos produtos e serviços são projetados para otimizar a gestão e o tratamento de efluentes. Visite nosso site e saiba mais sobre como podemos ajudar.

Vamos começar do zero:

  • Seu sistema séptico é uma série de componentes que tratam águas residuais no local, provavelmente em uma área rural que não tem esgoto municipal.
  • Seu sistema séptico funciona coletando águas residuais de sua casa, retendo materiais sólidos, removendo impurezas de águas residuais e devolvendo efluentes tratados ao solo de sua propriedade ou ao ambiente ao redor.
  • As pessoas usam muitos termos diferentes para descrever sistemas sépticos. Os mais comuns são sistema de águas residuais domésticas, sistema de esgoto individual, sistema de esgoto não local, sistema de tratamento de águas residuais residenciais e sistema de disposição de esgoto orgânico.

Agora que você já sabe o básico, continue lendo para descobrir como funcionam os sistemas sépticos convencionais e avançados.

Fonte de reprodução: Youtube Engenharia (como nunca) Civil

Como funciona um sistema séptico?

Existem dois tipos principais de sistemas sépticos principais: ocasionais e avançados. Embora seus princípios operacionais sejam frequentemente semelhantes, eles têm funções diferentes e são usados ​​em situações diferentes.

O que é um sistema séptico e como ele funciona

Como funciona um sistema séptico convencional

Um sistema séptico convencional funciona coletando águas residuais de seus vasos sanitários e ralos. Ele retém sólidos e escória em um tanque séptico e canaliza líquidos para seu campo de drenagem séptica. Em seu campo de drenagem, bactérias quebram poluentes de águas residuais e efluentes tratados retornam ao solo e águas subterrâneas de sua propriedade.

Essa é uma resposta de alto nível. Para uma compreensão mais completa de como funciona um sistema séptico convencional, podemos dividir o processo de tratamento de águas residuais em 10 etapas:

  • As águas residuais do seu vaso sanitário (chamadas de águas negras) e do seu chuveiro, banheira, pia, máquina de lavar roupa e lava-louças (chamadas de águas cinzas) correm para um cano de drenagem principal que leva à sua fossa séptica.
  • Materiais sólidos afundam no fundo da fossa séptica e formam lodo.
  • Gorduras, óleos e graxas flutuam até o topo da fossa séptica e formam espuma.
  • Bactérias anaeróbicas (bactérias que não necessitam de oxigênio) em sua fossa séptica se alimentam de substâncias orgânicas de águas residuais.
  • Os líquidos passam por um filtro de efluentes próximo à saída do seu tanque séptico.
  • Líquidos filtrados fluem através de um cano que leva ao seu campo de drenagem séptico.
  • Tubos perfurados no seu campo de drenagem permitem que as águas residuais penetrem em uma camada de cascata.
  • Bactérias aeróbicas (bactérias que necessitam de oxigênio) decompõem contaminantes à medida que as águas residuais penetram na camada de cascata e atingem o solo nativo.
  • Em seu solo nativo, quaisquer impurezas restantes são removidas. Essas impurezas podem incluir bactérias, parasitas, vírus e nutrientes.
  • As águas residuais tratadas chegam às águas subterrâneas, que eventualmente drenam para córregos, rios e lagos próximos.
O que é um sistema séptico e como ele funciona

Como funciona um sistema séptico avançado

Um sistema séptico avançado funciona recebendo águas residuais do seu tanque séptico e retém as concentrações de matéria orgânica, sólidos suspensos, patógenos e, em alguns casos, nutrientes como fósforo ou nitrogênio. Após o tratamento, o sistema descarrega o efluente a jusante, onde ele eventualmente retorna ao seu solo, uma vala ou um curso de água.

Os sistemas sépticos avançados são mais frequentemente usados ​​em propriedades com:

  • espaço limitado ou inexistente para um campo de drenagem séptico convencional
  • solo raso que não é adequado para percolação de águas residuais
  • solo impermeável ou rocha-mãe que impede a infiltração de águas residuais tratadas no solo
  • ambientes sensíveis que desativam processos extras de tratamento de águas residuais
  • regulamentações ambientais locais rigorosas
O que é um sistema séptico e como ele funciona

Como os sistemas sépticos convencionais e avançados funcionam de forma diferente

A maior diferença entre sistemas sépticos convencionais e avançados é onde a maior parte do tratamento acontece. Com sistemas sépticos convencionais, a maioria das substâncias poluentes de águas residuais são removidas no campo de drenagem séptica. Com sistemas sépticos avançados, a maioria das substâncias poluentes são removidas na unidade avançada antes que as águas residuais retornem ao meio ambiente.

O que é um sistema séptico e como ele funciona

Quais são as partes de um sistema séptico?

Para aprofundar sua compreensão de como um sistema séptico funciona, você pode querer analisar mais detalhadamente as funções de suas partes individuais.

Um  sistema séptico convencional tem quatro partes principais: um cano que transporta as águas residuais de sua casa, uma fossa séptica, um cano que conecta a fossa séptica ao seu campo de drenagem e o próprio campo de drenagem.

Um sistema séptico avançado geralmente tem uma configuração semelhante, mas inclui um ou mais sistemas de tratamento instalados entre a fossa séptica e a área onde as águas residuais limpas são dispersas.

O que é um sistema séptico e como ele funciona

O cano da sua casa até a sua fossa séptica

Todo o encanamento de sua casa se conecta a uma linha de esgoto principal que desce em direção ao seu tanque séptico. Na maioria dos casos, uma linha de esgoto é construída a partir de um cano de PVC (plástico) com 4” de diâmetro.

Quando você faz descarga no vaso sanitário, toma banho, lava roupa ou lava louça, a água residual entra na rede de esgoto e fluido para a fossa séptica.

O que é um sistema séptico e como ele funciona

Sua fossa séptica

Um tanque séptico é um recipiente feito de concreto, plástico, fibra de vidro ou aço. Ele fornece tratamento primário de águas residuais com ajuda de bactérias naturais que quebram sólidos e materiais orgânicos. O tanque então canaliza efluentes parcialmente clarificados a jusante para tratamento posterior ou dispersão final.

Os nomes menos comuns para uma fossa séptica incluem:

  • tanque de esgoto doméstico
  • tanque de saneamento
  • fossa séptica
  • septicemia
  • fossa séptica
  • tanque de esgoto
O que é um sistema séptico e como ele funciona

Como funciona uma fossa séptica?

Um tanque séptico pode parecer complicado, mas a maneira como ele funciona é, na verdade, bem simples. Ele retém águas residuais por tempo suficiente para que elas se separem em três camadas:

  • Camada superior: Gorduras, óleos e graxas flutuam na superfície e formam espuma.
  • Camada inferior: Partículas sólidas são depositadas no fundo do tanque e formam lodo. Bactérias úteis quebram alguns desses sólidos e os transformam em resíduos líquidos.
  • Camada intermédia: O efluente líquido fica entre as camadas de espuma e lodo. Ele sai do tanque por um cano que leva ao seu campo de drenagem séptico.
O que é um sistema séptico e como ele funciona

FAQ

O que é um defletor de entrada de fossa séptica?

Um defletor de entrada de fossa séptica é um dispositivo que direciona águas residuais brutas para baixo, para o nível médio de sua fossa séptica. Este design evita que a espuma da superfície obstrua o tubo de entrada. Ele também reduz a toxicidade das águas residuais, o que facilita a sedimentação de sólidos no fundo do tanque.

O que é uma parede defletora em uma fossa séptica?

Uma parede defletora de tanque séptico (às vezes chamada de parede divisória ou parede divisória) separa compartimentos em seu tanque séptico. A parede mantém a maioria da espuma flutuante e sólida sedimentados no primeiro compartimento. Ela também tem uma abertura que permite que águas residuais líquidas fluam para a próxima seção do tanque.

O número de paredes defletoras depende do número de compartimentos em seu tanque séptico. Tanques com três compartimentos possuem duas paredes defletoras. Tanques com dois compartimentos têm uma parede defletora, e tanques de câmara única não têm parede defletora.

O que é um defletor de saída de fossa séptica?

Um defletor de saída é um dispositivo que direciona águas residuais do nível médio do seu tanque séptico para o cano que leva ao seu campo de drenagem. Este projeto impede que o lodo e a escória saiam do tanque, ou que impeçam de obstruir seu cano de saída ou campo de drenagem.

O que é um sistema séptico e como ele funciona

O que é um filtro de efluentes?

Um filtro de efluentes é um dispositivo cilíndrico instalado no defletor de saída do tanque séptico. Ele retém sólidos suspensos (partículas finas) que, de outra forma, obstruiriam seu campo de drenagem séptica. Como ele protege um campo de drenagem de forma tão eficaz, algumas jurisdições desligam que esse tipo de filtro seja instalado em novos tanques sépticos.

Os filtros de efluentes precisam ser limpos regularmente. O momento exato depende do design do seu tanque séptico e de quanto você usa. No mínimo, recomendamos que você peça um séptico profissional para limpar seu filtro toda vez que ele bombear seu tanque.

O que é uma abertura de fossa séptica?

Uma ventilação de fossa séptica permite que os gases escapem com segurança da fossa séptica.

Bactérias no seu tanque geram gases em decomposição contaminantes de águas residuais. O mais comum é o sulfeto de hidrogênio, que tem cheiro de ovo podre. Esses gases devem ser liberados para evitar um aumento de pressão que poderia interromper ou reverter o fluxo de águas residuais.

Existem três estratégias principais para ventilação de fossas sépticas:

  • Ventilação do telhado: Gases e odores são expelidos de volta pelo encanamento da sua casa e liberados por um cano no seu telhado.
  • Ventilação do tanque séptico: Os gases são liberados por uma abertura na tampa do tanque séptico . Em muitos casos, essa abertura tem um formato de cogumelo e pode ser equipada com um filtro de carvão para reduzir odores.
  • Ventilação do campo de drenagem: Os gases passam pelo tanque séptico e são liberados por um tubo de ventilação no campo de drenagem. Este tubo é fácil de localizar em sua propriedade porque geralmente tem o formato de um periscópio ou de uma bengala de doce.

Fonte: https://g1.globo.com/economia/agronegocios/vida-rural/noticia/2011/07/fossa-septica-protege-o-solo-e-agua-da-contaminacao.html

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *