Um eletricista é um artesão habilidoso que cria, coloca, conserta e os equipamentos e sistemas elétricos usados em residências, empresas e indústrias. Sejam instalados dentro ou fora de estruturas, iluminação, equipamentos e aparelhos sempre são operados com segurança e confiabilidade por eletricistas. Existem muitos tipos diferentes de eletricistas especializados, incluindo eletricistas residenciais que instalam a fiação e lidam com problemas elétricos em residências e eletricistas internos que mantêm e reparam sistemas de controle, motores e equipamentos elétricos em prédios comerciais e fábricas. Quer saber mais sobre ? Acesse https://www.maconsultoria.com.
Responsabilidades
É seu dever como eletricista transportar a eletricidade de seu ponto de origem para os locais onde ela pode ser usada por residências e empresas. As responsabilidades específicas deste cargo podem incluir qualquer uma das seguintes, dependendo da área de especialização:
- Os locais ideais para tomadas elétricas, saídas de aquecimento, luminárias e sistemas de ventilação são considerados ao projetar os sistemas elétricos para novos edifícios.
- Para examinar e compreender esquemas de circuitos, planos de construção e outros documentos técnicos.
- Instale fiação, iluminação e sistemas de controle em estruturas novas e existentes que cumpram os códigos locais.
- Construindo circuitos elétricos, verificando-os depois de concluídos e conectando cabos elétricos a acessórios e outros componentes.
- Instalação de interruptores, relés, painéis de disjuntores e outros equipamentos para controle e distribuição elétrica.
- Instalação de cabides e suportes para apoiar equipamentos elétricos.
- Executar procedimentos de manutenção para manter os sistemas de fiação, iluminação e controle operacionais.
- Examinar transformadores, disjuntores e outras peças elétricas em busca de falhas.
- Usando equipamentos de teste para identificar a causa raiz de componentes e sistemas elétricos defeituosos.
- Reparo, substituição e modernização de instalações elétricas e fiação desatualizadas ou quebradas, bem como isolar problemas para remoção e substituição seguras.
- Orientar outros eletricistas para concluir trabalhos específicos.
Ambiente de trabalho
Empreiteiros elétricos podem trabalhar em sistemas elétricos e de telecomunicações fora ou em prédios recém-construídos ou reformados. Eles podem ter que operar em espaços grandes ou pequenos. Como normalmente contêm fios elétricos energizados, esses espaços de trabalho podem ser extremamente perigosos se as medidas de segurança adequadas não forem implementadas. Os eletricistas geralmente trabalham sozinhos em projetos, embora ocasionalmente possam fazer parte de uma equipe de construção maior.
Ao contrário de muitos funcionários que têm um local de trabalho permanente, os eletricistas trabalham em um local remoto por um determinado período de tempo, variando de um único dia a alguns meses, antes de passar para a próxima tarefa. As casas dos eletricistas podem estar longe de onde eles trabalham. Os eletricistas frequentemente viajam mais de 160 quilômetros de suas casas para terminar o trabalho.
Agendamento de trabalho
Eletricistas podem encontrar emprego durante todo o ano. Suas horas de trabalho variam de acordo com o que fazem. Os eletricistas de manutenção frequentemente terminam tarefas de rotina em uma semana de trabalho típica de 40 horas. A maioria das pessoas mantém o horário comercial convencional durante a semana e não trabalha com frequência nos finais de semana, feriados federais ou tarde da noite. Alguns eletricistas dedicam tempo extra para resolver problemas urgentes e estão disponíveis de plantão.
Por outro lado, os eletricistas independentes não seguem o mesmo cronograma rígido dos eletricistas estagiários que trabalham para eles. Eles podem alternar entre uma semana agitada e uma semana leve. Os eletricistas têm as opções de horário de trabalho mais flexíveis quando empregados como empreiteiros ou consultores elétricos independentes.
Quais qualificações são necessárias para ser um eletricista
Educação
Trabalhar como eletricista é uma das melhores ocupações que você pode conseguir com apenas um diploma do ensino médio ou equivalente. Em vez de receber sua educação em uma sala de aula, os eletricistas aprendem no trabalho. Normalmente, um programa de aprendizagem de quatro ou cinco anos é usado para ganhar isso. Um aprendiz deve ter pelo menos 18 anos de idade, ter concluído um ano de álgebra e possuir um diploma do ensino médio ou equivalente. Além disso, os alunos devem passar por um teste de aptidão e uma verificação de abuso de drogas.
Como parte de seu aprendizado, os eletricistas iniciantes devem passar por 144 horas de treinamento técnico a cada ano. Eles aprendem teoria elétrica, álgebra, procedimentos de segurança, primeiros socorros e os requisitos do código elétrico durante todo esse tempo. Eles também examinam projetos. Além disso, os aprendizes completam 2.000 horas de treinamento prático no trabalho todos os anos.
Eletricistas são menos propensos a frequentar escolas técnicas. Eles abordam circuitos, práticas de segurança e compreensão elétrica fundamental em seu treinamento. Normalmente, um programa de aprendizagem fornecerá crédito aos graduados da escola técnica. A maioria dos estados nos Estados Unidos exige que os eletricistas tenham licenças. O site da National Electrical Contractors Association detalha os requisitos de licenciamento em cada estado.
Na maioria das vezes, os eletricistas recebem treinamento contínuo durante o trabalho. Isso permite que eles fiquem a par das atualizações do código elétrico, novas diretrizes de segurança e orientações para o manuseio de determinados itens. Quer saber mais sobre aprendizagem ! Confira aqui https://www.maconsultoria.com/cursos-online
Experiência
A experiência é mais importante do que a educação para eletricistas porque os graus não são necessários. Como resultado, o treinamento no trabalho é priorizado em muitos programas de aprendizagem em todo o país. Também explica por que os eletricistas experientes recebem significativamente mais do que os funcionários recém-contratados.
Como resultado, eletricistas com menos de um ano de experiência representam apenas 2% da força de trabalho. Cerca de 31% dos empregos são ocupados por eletricistas que possuem entre 10 e 19 anos de experiência. Um quarto dos eletricistas tem entre um e quatro anos de experiência, um quarto tem entre cinco e nove anos e um quarto tem pelo menos 20 anos.
Isso demonstra como a experiência é crucial para o trabalho de um eletricista. Quem se entusiasma com o trabalho deve ter várias oportunidades ao longo da carreira. Os eletricistas precisam de várias habilidades técnicas e qualidades de personalidade para prosperar em suas carreiras. Mesmo que as seguintes habilidades não sejam listadas com frequência na descrição do trabalho de um eletricista, não subestime sua atração pelos gerentes de contratação:
- Os padrões elétricos devem ser compreendidos e seguidos para todas as instalações e reparos por eletricistas.
- Compreensão dos conceitos científicos e matemáticos básicos – Embora os eletricistas não precisem de habilidades científicas ou matemáticas altamente desenvolvidas, eles ainda utilizam os conceitos básicos desses assuntos em seu trabalho.
- Fortes habilidades cognitivas ajudarão os eletricistas a entender e interpretar quaisquer instruções, projetos ou outros documentos técnicos que possam ser entregues em novos trabalhos.
- Trabalhar com sistemas, componentes e produtos elétricos exige precisão, mãos firmes e boa visão, por isso é crucial ter uma boa visão e coordenação olho-mão.
- Trabalhador independente – Embora eletricistas possam fazer parte de equipes de construção maiores, essa é uma vocação solitária que se adapta a pessoas que gostam de trabalhar sozinhas.
- Os eletricistas devem aprender habilidades de gerenciamento de tempo para fazer seu trabalho de forma eficaz e pontual.
- Os eletricistas operam em ambientes perigosos onde correm o risco de choques elétricos e queimaduras, portanto, a conscientização sobre segurança é crucial.
- Os empreiteiros elétricos utilizam suas habilidades de pensamento crítico para identificar problemas e selecionar as soluções mais eficazes após a realização de testes de sistema e produto.
- Habilidades de resolução de problemas baseadas em lógica – Quando os dispositivos e sistemas elétricos falham, os eletricistas devem utilizar a lógica para encontrar uma solução.
- Habilidades de atendimento ao cliente – Por serem acessíveis, os eletricistas podem trabalhar com clientes domésticos e comerciais.
- Resistência física – Ficar de pé ou ajoelhado por longos períodos de tempo é uma tarefa comum para eletricistas, o que pode ser estressante para o corpo.
- À medida que suas carreiras progridem, espera-se que os eletricistas supervisionem os eletricistas menos experientes e aprendizes.
Quanto ganha um eletricista
Tudo é baseado em sua localização atual e nível de experiência. Os eletricistas iniciantes geralmente ganham US $ 21,25 por hora. O salário dos eletricistas aumenta drasticamente no início de suas carreiras. Um eletricista com entre cinco e 10 anos de experiência pode esperar ganhar $ 49.000 anualmente. Atualmente, o salário médio anual é de $ 54.000. No entanto, eletricistas em alguns dos locais mais ricos do país podem ganhar muito mais dinheiro. Por exemplo, o salário médio anual de um eletricista em Boston, Massachusetts, Chicago, Illinois e Seattle, Washington, é de US$ 86.000; $ 89.000; e $ 89.000, respectivamente.
Nota final
Recém-formados do ensino médio acham que trabalhar como eletricista é particularmente atraente devido ao forte crescimento do emprego e à possibilidade de uma carreira longa e estável. Se você tem uma mente lógica e um talento especial para matemática e ciências, tornar-se um eletricista pode ser a escolha de carreira certa para você. Encontre um ótimo emprego como eletricista o mais rápido possível.
Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Engenharia_el%C3%A9trica