Ninguém quer exibir um conjunto de amarelos perolados quando sorri. Mas, conforme você envelhece, é natural que seu sorriso outrora brilhante comece a parecer um pouco sujo, pois anos de comida e bebida deixam marcas.
Então, talvez você tenha começado a olhar produtos para clareamento dental nas prateleiras das lojas e se perguntado se eles são seguros e capazes de fazer a diferença. Na Clínica Odontológica BH, oferecemos orientação especializada sobre clareadores dentais, avaliando a segurança e eficácia para garantir que você faça a melhor escolha para o seu sorriso.
Como funciona o clareamento dental?
A magia da ciência pode ajudar a fazer manchas nos seus dentes desaparecerem.
A maioria dos produtos de clareamento dental caseiros contém um agente de clareamento como peróxido de hidrogênio ou peróxido de carbamida (um produto químico que inclui peróxido de hidrogênio). Esses ingredientes funcionam em um nível molecular para clarear seus dentes.
Manchas nos dentes, afinal, são meramente um acúmulo de compostos de cor mais escura chamados cromógenos. O peróxido de hidrogênio quebra as ligações dentro desses compostos para clarear as manchas.
“À medida que esses compostos ficam menores, a descoloração se torna menos concentrada e o efeito líquido são dentes mais brilhantes”.
A pasta de dentes branqueadora também pode ter um abrasivo (como bicarbonato de sódio) que funciona para reduzir manchas superficiais nos seus dentes. Pense nisso como um lixamento muito suave que acontece toda vez que você escova os dentes.
O clareamento dental é eficaz?
Não é incomum ver seus dentes clarearem visivelmente alguns tons com o uso regular de produtos de clareamento dental caseiros.
Bandejas cheias de gel funcionam mais rápido, com resultados às vezes vistos em apenas alguns dias, dizem os pesquisadores. Tiras e géis clareadores geralmente clareiam os dentes em duas semanas. Cremes dentais e enxaguantes clareadores funcionam mais lentamente.
“Se você seguir as instruções do produto e persistir, começará a notar uma diferença”. “Não espere mudanças drásticas, no entanto, de dentes bem escuros para dentes brilhantes. É mais um processo gradual.”
Tratamentos profissionais de clareamento — que usam concentrações mais fortes de peróxido de hidrogênio ou peróxido de carbamida — podem trazer resultados mais rápidos e dramáticos. Uma sessão de 30 minutos com seu dentista pode ser tudo o que você precisa para um sorriso muito mais radiante.
“Você pode entrar com um tom de dentes e sair com eles parecendo muito mais brancos”, diz ela.
Existem riscos no clareamento dos dentes?
No geral, o clareamento dental é considerado seguro. Os produtos existem há décadas, e milhões de pessoas os usam — incluindo muitos dentistas. “E não vimos um aumento em problemas como risco de cárie ou fraturas dentárias após o clareamento”, ela acrescenta.
Mas, como acontece com qualquer tipo de tratamento, existe o potencial para problemas.
“É muito comum sentir sensibilidade temporária nos dentes ou irritação nas gengivas depois de começar a usar um produto clareador”. “Ambos tendem a desaparecer bem rápido, no entanto.”
Pesquisas laboratoriais também apontam para a possibilidade de erosão dentária e mudanças na microestrutura dentária por meio de clareamento agressivo. Estudos sugerem, também, que clareadores podem reagir quimicamente a coroas de cerâmica, selantes e outras restaurações dentárias.
Mas esses estudos foram feitos em laboratório e não em dentes vivos.
Resumindo? “Há riscos com qualquer tipo de tratamento, mas os produtos de clareamento dentário foram cuidadosamente formulados para garantir que sejam seguros para uso em seus dentes”, ela confirma.